Garota Fuçada| Be Gonçalves: Então (talvez) eu fui Brasília

Então (talvez) eu fui Brasília

Oi galerinha, aproveitanto que neste momento talvez eu vá para  Brasília, resolvi deixar esse post pronto contando um pouco sobre a cidade. Cidade qual eu já conheço, todo ano eu vou até lá.
Então para vocês que não conhecem, bora lá conhecer essa cidade chamada Brasília.


Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. A cidade está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2014, sua população era de 2 852 372 habitantes (4 118 154 em sua área metropolitana), sendo, então, a quarta cidade mais populosa do país. Brasília é também a sétima concentração urbana mais populosa do Brasil.A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século XX.
A cidade possui o segundo maior produto interno bruto per capita em relação às capitais (57.665,03 reais), o quinto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira. Como capital nacional, Brasília é a sede dos três principais ramos do governo brasileiro e hospeda 124 embaixadas estrangeiras.A política de planejamento da cidade, como a localização de prédios residenciais em grandes áreas urbanas, a construção da cidade através de enormes avenidas e a sua divisão em setores, tem provocado debates sobre o estilo de vida nas grandes cidades no século XX. O projeto da cidade a divide em blocos numerados, além de setores para atividades pré-determinadas, como o Setor Hoteleiro, Bancário ou de Embaixadas.
O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. A cidade começou a ser planejada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. Vista de cima, a principal área da cidade se assemelha ao formato de um avião ou de uma borboleta.


 A cidade, comumente referida como "Capital Federal" ou "BSB", é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico e possui a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados.
A palavra "Brasília" pode se referir ao Distrito Federal como um todo ou apenas à Região Administrativa I, que é basicamente formada pelo Plano Piloto e pelo Parque Nacional de Brasília. O Distrito Federal acumula características de município e estado. As outras regiões administrativas, também chamadas "cidades-satélites", que formam o Distrito Federal não são municípios.






"Brasiliense" é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília. "Candango" é outro termo utilizado para designar os brasilienses, sendo, originalmente, usado para se referir aos trabalhadores que, em sua maioria provenientes da Região Nordeste do Brasil , migravam à futura capital para trabalhar em sua construção.

De acordo com o dicionário Michaelis, "candango" significa: "trabalhador, estudante vindo de fora da região para estabelecimento de residência. Nome com que se designam os trabalhadores comuns que colaboraram na construção de Brasília."
Fonte: google wikipédia

Agora vamos conhecer alguns pontos turísticos de Brasília:
Palácio do Planalto:

Inaugurado em 21/4/1960, abriga a sede do Poder Executivo, lugar de trabalho do Presidente da República. No primeiro andar estão as salas nobres de audiências e salões de banquetes; no segundo fica o gabinete do Presidente da República; e no terceiro, os gabinetes Civil e Militar. Seu acesso é feito pela famosa rampa. Apresenta troca de guarda a cada 2 horas e todas as sextas-feiras às 17h30, realiza-se a cerimônia de arriamento da bandeira com a presença de bandas e Dragões da Independência.
Palácio do Planalto
Inaugurado em 21 de Abril de 1960, seu projeto arquitetônico é mais uma obra assinada por Oscar Niemeyer. A arquitetura do prédio chama a atenção pelos pilares o contornam, em um movimento que mistura retas com curvas, na parte interna. Na área externa, há um espelho d’água onde são podem ser vistas carpas japonesas. Os anexos abrigam ainda uma biblioteca com mais de 33 mil exemplares, importantes obras de arte e mobiliário de alta categoria, alguns do século XVIII. O Palácio não está aberto para visitação pública, mas seu exterior pode ser apreciado da Praça dos Três Poderes, localizada na frente do prédio.

Qual o endereço?

Praça dos Três Poderes, Brasília

Qual o horário de funcionamento?

A visitação é feita aos domingos das 9h30 as 14h30. São aceitas 30 pessoas por grupo e cada visita dura aproximadamente 30 minutos.

Qual o valor da entrada?

Entrada franca


Palácio da Alvorada:

O Palácio é uma das residências oficiais da Presidência do País e uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer. O formato das colunas presentes na fachada do prédio deu origem ao símbolo e emblema da cidade de Brasília. O acervo artístico do Palácio reúne obras de arte de artistas consagrados brasileiros e estrangeiros.
Palácio da Alvorada
O Palácio da Alvorada, uma das mais importantes obras da arquitetura de Brasília, é o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital. Está localizado numa península que divide o lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte. Residência oficial do presidente da República, o Palácio da Alvorada foi inaugurado em 30 de junho de 1958. À frente do Palácio existem duas esculturas: “As Laras”, de Ceschiatti, e “O Rio dos Ritmos”, de Maria Martins. Ao lado, uma capela com fachada de Athos Bulcão.

Qual o endereço?

Península da Alvorada

Qual horário de funcionamento?

Visitação externa durante o dia.

A visitação interna ocorre as quartas-feiras das 15h às 17h. As 14h começam a distribuir senhas e são entregues 300. Não há visita em dias de chuva à pedido da presidência.

Qual o valor da entrada?

Entrada franca

Contato:

(61)3411-4000

corep@presidencia.gov.br


Congresso Nacional:

O Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer e é sede do Poder Legislativo brasileiros. Os blocos em forma de H têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior, encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico.
Congresso Nacional
Nas cúpulas se localizam os plenários, a convexa da Câmara dos Deputados e a côncava do Senado Federal. Ao redor do edifício principal encontram-se os anexos de cada Casa.

Qual o endereço?

Palácio do Congresso Nacional, Praça dos 3 Poderes, Brasília

Qual o horário de funcionamento?

Aberto diariamente para visitas guiadas a cada meia hora (8h30 – 17h30. Primeiro grupo sai às 9h). De seg a sex: entrada pela Chapelaria. Sáb, dom e feriados: entrada pelo Salão Negro.

Necessário agendamento para grupos com mais de 15 pessoas, para atendimento em outros idiomas, para pessoas com mobilidade reduzida e para visitas às terças, quartas e quintas-feiras.

Agendamentos pelo site www.congressonacional.leg.br/visite

Telefone::(61)3303-4671/(61)3216-1771

 visite@senado.leg.br / visitas@camara.leg.br
Qual o valor da entrada?

Gratuito

Contato:

(61) 3303-4671 / (61) 3216-1771


E para quem gosta de futebol como eu,Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha é uma boa pedida.

O Estádio Nacional de Brasília, também conhecido como Estádio Nacional Mané Garrincha, Estádio Nacional de Brasília ou simplesmente Mané Garrincha, é um estádio de futebol e arena multiuso brasileiro localizado na região administrativa de Brasília, no Distrito Federal.
Estádio Nacional de Brasília - Mané Garrincha
O estádio é apenas uma dentre as diversas estruturas que compõem o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, que engloba também o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet dentre outros. Inaugurado em 1974, o estádio possuía capacidade total para 45.200 pessoas. Após a reforma de 2010-2013, sua capacidade foi aumentada para 71.400 pessoas. O estádio pertence ao Departamento de Esportes, Educação Física e Recreação do Distrito Federal. O nome é uma homenagem ao ídolo brasileiro Mané Garrincha, bi-campeão mundial nas copas de 1958 e 1962.

Qual o endereço?

SRPN Estádio Nacional Mané Garrincha, S/N, Asa Norte

Qual o horário de visitação?

As visitas ao estádio precisam ser agendadas.

estadio.visitas@gmail.com

Qual o valor da entrada?

Não informado

Contato:

(61) 3426-5700



Museu Nacional:


O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira. Confira!
Museu Nacional de Brasília
O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes. Dessa forma, contribui para a educação democrática por meio da cultura e ativa o turismo.

Qual o endereço?

Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto

Qual o horário de funcionamento?

Terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.

Qual valor da entrada?

Entrada gratuita

Contatos:

(61) 3325-5220 e 3325-6410

E-mail: museunacional@gmail.com





Câmara Legislativa:

A Câmara Legislativa do Distrito Federal está localizada na Zona Cívico-Administrativa de Brasília, situada à margem do Eixo Monumental, na Praça Municipal, conhecida como “Praça do Buriti”, onde também estão o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e  dos Territórios e o Tribunal Regional Eleitoral, de um lado, e o Palácio do Buriti (sede do Executivo local) e o Tribunal de Contas do Distrito Federal, que também compõe o Poder Legislativo do DF, do outro.
Câmara Legislativa do Distrito Federal
O projeto arquitetônico está dotado de uma lógica urbanística e arquitetônica moderna e simbólica, projetada pelo arquiteto Luis Mauro Freire. A implantação geral foi orientada a partir da criação de duas praças públicas, separadas por um muro diagonal. Uma, de caráter cívico, é aberta para o Eixo Monumental e apresenta o plenário como uma edificação simbólica; a outra, representa um espaço de encontro e convívio de pessoas durante as atividades cotidianas.

O roteiro de visitação deve seguir procedimentos mínimos de segurança. Por isso, ao chegar à recepção, o(s) visitante(s) será(ão) encaminhado(s) até o detector de metais e, logo em seguida, encaminhado(s) ao 5º andar, onde se encontram alguns gabinetes e as instalações da Mesa Diretora da Casa. Em seguida, segue-se para o 4º andar para a visita a algum gabinete parlamentar. Segue-se, novamente, até o Térreo Superior para acesso à rampa que leva à galeria do plenário e a visita ao Pátio das Comissões. Encaminha-se o(s) visitante(s) ao Auditório Principal e à Praça do Servidor para visualização do Espelho d’água. Mostra-se a galeria que dá acesso ao plenário, o Foyer e o Plenário. Ao término da visitação encaminha-se o(s) visitante(s) à recepção.
Qual o endereço?

Praça Municipal – Quadra 2 – Lote 5

Quais horário de visitação?

**

Qual o valor da entrada?

Entrada franca

Contato?

(61) 3348-8000


Quartel General:

O Quartel General faz parte da lista de monumentos da cidade de Brasília. O projeto arquitetônico do prédio é de Oscar Niemeyer e o projeto paisagístico é de Roberto Burle Marx. Confira!
Quartel General do Exército
O conjunto de dez edifícios é acompanhado por uma enorme estrutura em concreto: uma concha que simboliza o punho da espada de Duque de Caxias. Entre os prédios há também o Teatro Pedro Calmon, um projeto arquitetônico ímpar.

Qual o endereço?

SRPN Trecho 1 – Eixo Monumental – Brasília

Quais horário de visitação?

As visitas são realizadas das 09h às 17h e devem ser agendadas pelo telefone (61) 3415-5151

Qual o valor da entrada?

Entrada franca

Contato?

(61) 3415-5151



Planetário:

Após 16 anos fechado o Planetário de Brasília reabre suas portas para receber os cidadãos, turistas e alunos que fazem visita em busca de um conhecimento maior sobre o universo e a astronomia. Confira!
Planetário de Brasília
O Planetário de Brasília fica localizado no centro da capital, entre a Torre de TV e o Centro de Convenções. Ele foi totalmente revitalizado e conta com exposições, oficinas, aulas, exibições de filmes, biblioteca digital equipada com computadores com acesso à internet, e mobiliário adaptado, como cadeiras inclinadas, além de três salas para reuniões e área de alimentação dentre outros.

Qual o endereço?

SRPN Trecho 1 – Eixo Monumental – Brasília

Quais os horários das sessões?

Terça a Quinta: 11h – 16h – 19h

Sexta a Domingo: 14h00m – 15h15m – 16h30m

Qual o valor da entrada?

1kg de alimento não perecível

Contato?

(61) 3361-6810


Jardim Botânico de Brasília

Que tal conhecer o primeiro Jardim Botânico do Brasil de ecossistema predominante de cerrado? Pois assim é o Jardim Botânico de Brasília, que oferece mais de 5 mil hectares com diversas plantas nativas e exóticas. Confira!
Jardim Botânico de Brasília
Foi fundado em 1985 e dispõe de uma grande variedade de plantas nativas e não nativas do cerrado, todas devidamente identificadas para o visitante. Conta também com diversas espécies de animais e trilhas ecológicas que podem ser feitas pelos visitantes, que tem a opção de ir de carro ou a pé. Um local para os amantes da natureza e que procuram momentos de reflexão e para relaxar.
Qual o endereço?

SMDB Conjunto 12 – Lago Sul

Qual o horário de funcionamento?

De terça à domingo das 9h às 17h

Qual valor da entrada?

R$ 2,00 por pessoa – Crianças e adultos com mais de 65 anos não pagam




Água Mineral – Parque Nacional de Brasília

A Água Mineral é um dos mais famosos e conhecidos parques ecológicos de Brasília. Atualmente possui duas unidades, uma ao lado da outra, conhecidas como a velha e a nova Água Mineral, porém todas em perfeito estado de uso. Confira!
Água Mineral Brasília
O Parque Ecológico Água Mineral é uma das ótimas opções de lazer e turismo no distrito Federal, o local conta com piscinas para refrescar as pessoas e que são abastecidas com águas das várias nascentes do local, áreas para pick-nick, trilhas ecológicas onde é possível conhecer mais a fauna e a flora do local. Ao todo, o parque possui 30 mil hectares de extensão.
Qual o endereço?

Via Epia BR-040 – Setor Militar Urbano

Qual o horário de funcionamento?

De 8h às 16h, diariamente

Qual valor da entrada?

R$ 6,50 a entrada.

Crianças de até 8 anos não pagam.





Pontão do Lago Sul

O Pontão do Lago Sul é um dos lugares para quem busca diversão e tranquilidade em Brasília. Considerado o maior centro de entretenimento e lazer da capital o Pontão do Lago Sul conta com ótima estrutura, bares, restaurantes além de uma bela visão para o Lago Paranoá. Confira!
Pontão do Lago Sul
Fica localizado no Lago Sul, uma das regiões mais bonitas de Brasília, o Pontão recebe todos os meses, em média, cerca de 200 mil pessoas que frequentam seus restaurantes, bares, quiosques, parquinho para crianças, caixas eletrônicos, feiras, exposições, show, eventos esportivos, entre outros.

Seu frequentador pode optar, ainda, por chegar ao Pontão de lancha, onde terá quatro opções de píer para facilitar o seu acesso. Das margens pode se observar um verdadeiro espetáculo de manobras radicais de esportes náuticos no Lago Paranoá, praticados por amadores e profissionais de wakeboard e windsurfe, além de canoagem, pesca e remada.
Um centro completo de lazer cercado por muito verde e segurança que contribuíram para torná-lo um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília e integrá-lo ao cotidiano dos moradores da cidade.
Qual o endereço?

SHIS – QL10 – lotes 1 a 33 – Lago Sul

Qual o horário de funcionamento?

Domingo a Terça – 07h a 00h

Quarta e Quinta – 07h a 01h

Sexta e Sábado – 07h a 02h
Qual o valor da entrada?

Entrada gratuita

Contato?

(61) 3364-0580

pontao@pontaodolagosul.com.br


Jardim Zoológico de Brasília

O Jardim Zoológico de Brasília foi inaugurado em 1957, antes mesmo da capital do Brasil. O parque do Zoológico ocupa uma área de 139,75 hectares e conta com diversas espécies de animais do Brasil e do mundo, sempre bem cuidados. Confira!
O Zoológico conta com diversos viveiros e lagos artificiais para o melhor conforto dos mais de 1.300 animais que vivem por lá nos dias de hoje, alguns sob ameaça de extinção. São aves, répteis, mamíferos, totalizando mais de 300 espécies com destaque maior na fauna representativa da América do Sul. É uma ótima dica de lazer para curtir com a família.
Qual o endereço?

Av. das Nações, s/n, Via L 4 Sul, Candangolândia, Brasília

Qual o horário de funcionamento?

Aberto para visitação de terça a domingo, das 09h às 17h, fecha apenas na segunda-feira para manutenção.

Qual o valor da entrada?

R$ 2,00 por pessoa. Crianças menores de 10 anos e adultos maiores de 60 anos não pagam.


Contato:

(61) 3445-7043 | 3445-7037



Então é isso gente espero que tenham gostado do post de hoje, para informações acesse o site http://www.soubrasilia.com/brasilia/, o site de onde tirei as informações.
bjkas e agora vou aproveitar aqui.

Ps: Gente não vou postar com a mesma frequência devido a viagem, pois não tenho notebook, então deixei alguns posts prontos, e me descupe não responder os comentários.
Porém não me abandonem, pois como sabem sou dessas eu volto.

Canal:                 https://www.youtube.com/c/BeGon%C3%A7alves_89
Twitter:           https://twitter.com/BeGonalves1



42 comentários:

  1. ja fui a Brasilia e la tem lugares lindos..bjs
    www.miriasantanna.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que sim, mas ainda prefiro SP, bjkas linda e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Afinal, o que vc foi fazer em Brasília?
    Bjs da Su!
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  3. Haaa tenho vontade de conhecer Brasília...=)
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
  4. eu morro de vontade de ir pra á ^^

    www.nataliloure.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Boa viagem, Bê!
    Um dia desses eu vou conseguir ir a Brasilia, tenho muita vontade de conhecer hahahaha

    Beijos,
    rodoviadezenove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Brasilia é muito lindo,tenho vontade de conhecer quem sabe um dia,bjus

    ResponderExcluir
  7. Bem legal seu post, moro em Brasília e realmente aqui tem vários lugares lindos para conhecer :)

    beijos!

    http://www.marianabarretto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que mora em Brasilia, legal.
      bjkas linda

      Excluir
  8. Brasilia é linda amei a postagem, ótima viagem vai com
    DEUS, show de imagems
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Moro aqui em Brasília, tem lugares lindos para se passear mesmo, ah e seja bem vinda haha e aproveite bastante linda.
    Beijos da Maah.
    www.bdamaah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que fotos incríveis
    Sou louca pra conhecer Brasília <3

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Insta @samaraklimaa - te segui <3

    Um bj <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá tem pontos turisticos lindos, bjkas gata

      Excluir
  11. Boa viajem lindona, e não esquece de grava vlog tira muita foto pra gente
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vlog ainda não tenho coragem de gravar bjkas linda

      Excluir
  12. adorei o tuor pelo DF, nunca tive oportunidade de ir por lá, espero um dia conseguir.

    Beijos :*
    vidro-colorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Bê !

    Eu adoro viajar, ainda vou conhecer Brasília pessoalmente, adorei o tuor.

    Bjkas da Luzi !
    www.meninavaidosa.com

    ResponderExcluir
  14. Fui em Brasília rapidinho, mas não deu para conhecer tudo!
    Quero voltar, hahaha.
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  15. Nunca tive vontade de ir pra Brasília,mas acho muito legal a cidade!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabes eu vou todo ano, mas confesso não é um lugar que amo de paixão,bjkas linda

      Excluir
  16. Eu tenho vontade de conhecer muitos lugares, mas ainda não cheguei a pensar em Brasília.
    Gostei de saber um pouco mais.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  17. Você acredita que nunca fui pra Brasília na minha vida ? Mas tenho muita vontade de conhecer viu.

    Gostei do teu post Bê :)

    Beijo.

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  18. MINHA CIDADEEEEEE uhuuul <3 Os lugares bonitos mesmo de Brasília esta pelo Plano, Esplanada, Lago Paranoa e o Pontão do Lago Sul <3 Venha me visitar viu quando estiver por aqui. Beijoos

    http://www.caprichadissimas.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Nossa como é tudo tão lindo *-----* Eu não sabia que tinha lugares tão lindos aqui no Brasil rs serio msm kkkk
    Amei o post bê! Beijos ♥

    http://blogisabellefreire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa sério que em Brasília tem tudo isso para visitar? ahaha fiquei até com vontade! ahahah

    Ameei o post bonitaa!

    um beeijoo ♥

    E aí, Bonita!

    ResponderExcluir
  21. Amei, muito lindo lá Bê, um dia ainda quero passar por esses lugares!
    Bjuus.
    www.fikesperta.com
    www.facebook.com/fikespertablog

    ResponderExcluir
  22. Amei, muito lindo lá Bê, um dia ainda quero passar por esses lugares!
    Bjuus.
    www.fikesperta.com
    www.facebook.com/fikespertablog

    ResponderExcluir
  23. Bê, só agora vi esse post!!!
    Faz vlog e look do dia nos cartões postais!!!
    Adoraria conhecer melhor nosso distrito federal.
    Adoro, seu jeito de explorar os temas, tudo pra você vira um super conteúdo.
    É o dom de se expressar e escrever.
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *